Dia do Quadrinho Nacional em Brasília

Dia do Quadrinho Nacional em Brasília

Para comemorar o Dia do Quadrinho Nacional em Brasília, a Oto Livraria (302 Norte, bloco E, loja 39, subsolo), em parceria com o blog Raio Laser – Quadrinhos Além (www.raiolaser.net), realiza em 25 de janeiro, sábado, de 13h às 18h, uma feira com a presença de quadrinistas do Distrito Federal, expondo e vendendo suas publicações. A proposta do evento é divulgar e dialogar com a produção local de HQs, no intuito de apresentar esses quadrinhos para um novo público.

Read More

LASERCAST #75: CCXP, Arquivo Ota e HQMIX!

LASERCAST #75: CCXP, Arquivo Ota e HQMIX!

Entre 4 e 8 de dezembro de 2024 foi realizada a edição deste ano da CCXP (https://www.ccxp.com.br), o maior evento de quadrinhos e cultura pop do Brasil, e um dos maiores do mundo, que ocupou o gigantesco pavilhão da São Paulo Expo com dezenas de convidados e atividades.

Três integrantes da equipe Raio Laser estiveram na CCXP para lançar o livro Arquivo Ota e, dois deles, Bruno Porto e Pedro Brandt, comentam no episódio 75 do Lasercast o que viram e fizeram por lá (ainda que muitas reflexões em potencial tenham ficado de fora), além de alguns dos quadrinhos que compraram e/ou ganharam ao longo desses cinco dias intensos.

Márcio Jr. pediu licença médica e não conseguiu se juntar à dupla para a gravação, mas ao recuperar-se, enviou um áudio comentando sua mediação no painel da CCXP sobre quadrinhos brasileiros de terror.

Read More

LASERCAST #74 ARQUIVO OTA: Um mergulho na mente mais maluca da HQ Brasileira.

LASERCAST #74 ARQUIVO OTA: Um mergulho na mente mais maluca da HQ Brasileira.

O cartunista Ota foi um dos grandes nomes do humor gráfico brasileiro, conhecido por milhares de cartuns e tiras veiculados na revista MAD, em O Pasquim e no Jornal do Brasil, além de dezenas de outras publicações ao longo de exatos cinquenta anos. Já sua identidade secreta, o nada pacato jornalista Otacílio d’Assunção Barros (1954-2021), foi o maior editor de quadrinhos deste país, responsável não apenas pela própria MAD, que comandou quase ininterruptamente entre 1974-2008, como também por uma diversidade de títulos sem paralelo no mercado editorial nacional – de Spektro e Gasparzinho a Asterix e Love and Rockets; de Tarzan e Tex a Super-Homem e Smurfs; de Dylan Dog e Eureka a Cripta do Terror e O Alquimista (sim, a quadrinização do best-seller de Paulo Coelho), entre tantos outros.

Read More